-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Vila do Conde vai acolher Polo do Norte do Centro de Estudos Judiciários
Vila do Conde vai acolher Polo do Norte do Centro de Estudos Judiciários

O Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, manifestou hoje, em conferência de imprensa, a enorme satisfação por Vila do Conde ter sido a cidade escolhida para a instalação de um novo polo de formação de Juízes e Procuradores do Centro de Estudos Judiciários (CEJ).
Vítor Costa exprime o seu profundo orgulho na opção governamental por Vila do Conde, o que atesta a afirmação do nosso Concelho no panorama regional e nacional e cujo funcionamento em Vila do Conde beneficiará toda a região Norte, constituindo um importante sinal no sentido da descentralização e da coesão territorial.
O polo em Vila do Conde será o primeiro fora de Lisboa e ficará instalado no edifício do antigo Convento do Carmo, património municipal, até ao final do ano, após algumas obras de adaptação que serão financiadas pelo Ministério da Justiça e acompanhadas por técnicos da Câmara Municipal de Vila do Conde. Os serviços que funcionam atualmente neste local serão deslocalizados para outros espaços municipais.
O anúncio foi feito ontem, na cerimónia de abertura do Ano Judicial, pela Ministra da Justiça, Catarina Soromenho e Castro, e a decisão baseia-se no facto de muitas candidaturas terem origem na região norte do país.
O Presidente da Câmara reconhece o empenho da Ministra da Justiça, do Secretário de Estado Ajunto e da Justiça e do Primeiro Ministro na concretização desta medida que resulta também das várias diligências feitas pela Câmara Municipal, levando à escolha de Vila do Conde entre muitos outros municípios do norte do país que se propuseram, igualmente, a receber este polo do CEJ.
De realçar que o Convento do Carmo tem um peso histórico muito relevante já que foi naquele edifício que funcionou a partir de 1834 o Tribunal de Vila do Conde, tendo sido transferido para o atual Palácio da Justiça há cerca de 50 anos.

