-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Exposição de Colheres de Pau e Cantares de Janeiras num fim de semana recheado de tradições
Exposição de Colheres de Pau e Cantares de Janeiras num fim de semana recheado de tradições

A poucos dias de celebrar a “Feira Grande de Janeiro” ou “Feira dos Vinte”, sugerimos que visite a Exposição de Colheres de Pau decoradas com mensagens de amor, patente ao publico no Centro de Memória. São centenas de colheres de pau decoradas pelos alunos das escolas e utentes de instituições do concelho, que mantêm bem viva esta tradução secular. Entrada livre.
E já hoje, sábado, vamos também cumprir outra tradição: o Encontro de Cantares de Janeiras que vai reunir na tarde de sábado, no Teatro Municipal, cerca de 40 grupos e associações de Vila do Conde. Entrada livre, mediante o levantamento de bilhetes até à lotação da sala.
Também este sábado, a Circular apresenta para toda a família o espetáculo e oficina de dança criativa “Pequenos Mundos” de Joclécio Azevedo e Teresa Prima, no Auditório Municipal. Últimos bilhetes à venda.
Para terminar o fim de semana, sugerimos uma sessão de cinema no Teatro Municipal, no domingo, às 16h00 ou 21h30. O filme a exibir pelo Cineclube de Vila do Conde intitula-se “Lobo Cão” com a assinatura de Cláudia Varejão. Bilhetes à venda no Teatro Municipal.
Consulte aqui todas as nossas sugestões
Exposição de Colheres de Pau no Centro de Memória
Antecipe a celebração da tradição da “Feira Grande de Janeiro” e visite a exposição de Colheres de Pau decoradas com bonitas mensagens de amor pelos alunos das escolas e utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social, patente ao público no Centro de Memória.
Horário: de segunda a domingo das 10h00 às 18h00 (ao sábado e domingo encerra das 13h00 às 14h30).
Entrada livre
Encontro de Cantares de Janeiras no Teatro Municipal
A Câmara Municipal de Vila do Conde promove, no Teatro Municipal, o evento “Cantares de Janeiras”, com o objetivo de preservar a nossa cultura tradicional e fomentar o convívio entre os participantes.
Trata-se de um encontro tradicional onde participam 40 grupos e associações do concelho, reunindo centenas de coralistas e músicos que apresentam músicas alusivas a esta época festiva.
Entrada livre, mediante o levantamento de bilhetes até à lotação da sala.
Espetáculo e Oficina de Dança “Pequenos Mundos” de Joclécio Azevedo e Teresa Prima
@ créditos – Sara Moutinho
Sessões para Famílias
Espetáculo Pequenos Mundos
14 Janeiro 2023 (Sáb.) 10:30 + 11:30 | Auditório Municipal de Vila do Conde
+
Oficina de dança criativa Pequenos Mundos com Teresa Prima
14 Janeiro 2023 (Sáb.) 16:30 | Auditório Municipal de Vila do Conde
+ informações aqui https://www.cm-viladoconde.pt/pages/657?event_id=3320
Cinema no Teatro Municipal com “Lobo Cão”
Ana nasceu na pequena vila de Rabo de Peixe, em São Miguel (Açores), um lugar dominado pelas tradições e também por um certo obscurantismo religioso. Sentindo-se presa, o seu grande sonho é ir para um lugar onde possa ser quem quiser.
Uma produção da Terratreme com a francesa La Belle Affaire, este filme tem assinatura de Cláudia Varejão ("No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos", "Ama-San", “Amor Fati”). Nas palavras da realizadora, “Lobo e Cão” fala sobre “o que é ser jovem num território cercado pelo mar e, nestes contextos em particular, de bastantes dificuldades económicas e sociais”, onde a ambição de “atingir outros lugares, outros conhecimentos, para concretizar o sonho, está mais comprometida”. Rodado com elenco totalmente amador na vila de Rabo de Peixe, este drama conquistou o prémio principal da secção “Giornate degli Autori”, no Festival de Cinema de Veneza.
De Cláudia Varejão, Com: Marlene Cordeiro, Ana Cabral, Ruben Pimenta e Cristiana Branquinho
111', M/14
Bilhetes à venda no Teatro Municipal
Lançamento do livro “Adoção Tardia” da vilacondense Vanessa Vale Cunha
A Biblioteca Municipal José Régio acolhe este sábado, às 16h00, o lançamento do livro “Adoção Tardia” da autoria de Vanessa Vale Cunha, natural da freguesia de Touguinhó. Um local muito familiar para a autora "em virtude das longas épocas de exames ali passadas a estudar".
Vanessa Vale Cunha é mestre em Direito Forense e Arbitragem na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Este livro, com algumas adaptações e alterações, corresponde à sua Dissertação de Mestrado e o seu conteúdo é fruto de um estágio realizado no Tribunal de Família e Menores de Lisboa.