-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Barras dos Portos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim fechadas à navegação
Barras dos Portos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim fechadas à navegação

A previsão meteorológica aponta para um agravamento da agitação marítima até 19 de janeiro, incluindo aviso vermelho da 1h00 às 6h00 do dia 18, quarta-feira, com ondas de noroeste de 6,5 a 7,5 metros de altura significativa, podendo atingir a altura máxima de 12 a 14 metros.
Assim, a Autoridade Marítima recomenda à comunidade piscatória e náutica de recreio que se encontra no mar para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução, de acordo com as recomendações das capitanias dos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem.
À população em geral aconselha-se que se abstenham da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que assumam uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco.
Aconselha-se também os pescadores lúdicos de pesca à cana para que assumam extrema cautela, evitando pescar nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições extremas o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.
O comunicado emitido pela Autoridade Marítima Nacional tem por objetivo fomentar uma política de maior proximidade com todos os atores com responsabilidade em matéria de Proteção Civil. Pretende ainda antecipar medidas com vista a mitigar potenciais riscos contra a segurança de pessoas e bens, que decorrem da previsão de agravamento das condições meteorológicas e oceanográficas para os próximos dias.