-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Leituras ao Domicílio combatem isolamento em Vila do Conde
Leituras ao Domicílio combatem isolamento em Vila do Conde

O projeto Cabe em Casa – Leituras ao Domicílio nasce do desejo de contribuir para o combate ao isolamento das pessoas mais velhas residentes no concelho de Vila do Conde, sobretudo aqueles que ainda gozam de alguma autonomia no seu domicílio, mas que, por um motivo ou outro, passam muito tempo sem contacto com os demais.
Combater a solidão, estabelecer laços de empatia, despertar o prazer da leitura com o auxílio da arte e beneficiar a saúde dos idosos participantes, aguçando o seu potencial cognitivo e criativo, é o que pretendemos fazer para que essa comunidade de pessoas se possa sentir ativa e participante.
Semanalmente, o leitor desloca-se a casa do idoso participante para fazer uma leitura em voz alta de um livro de literatura em língua portuguesa escolhido após a sessão inaugural, onde se define o perfila de cada idoso, criando, assim, um “laço” através da partilha do texto, memórias e conversas.
CABE EM CASA – Leituras ao Domicílio tem como objetivo primordial estimular a criatividade, a memória, integração social, bem-estar e ânimo, favorecendo o resgate da autoestima assim como a melhoria da qualidade de vida e saúde do idoso participante.
O projeto, em fase piloto, teve início no passado dia 5 de Fevereiro, numa parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde que, no âmbito do seu programa Chave de Afetos, identificou sete destinatários desta ação. Sete freguesias de Vila do Conde recebem assim a visita semanal, em casa do idoso e durante oito sessões, de um dos três leitores que compõe a equipa da Cabe Cave para este projeto: Carmô Senna, João Pedro Azul e Carla Pacheco.