-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Vila do Conde vive fim de semana ao som do Blues
Vila do Conde vive fim de semana ao som do Blues

Este fim de semana, Vila do Conde respira e vive intensamente o Blues com a 7ª edição do Festival Blues Villa Sessions no Teatro Municipal, organizado pela Dream Sessions - Associação Cultural com o apoio da Câmara Municipal.
São também inauguradas novas exposições. Uma delas no Mercado Municipal das Caxinas, do fotojornalista Eduardo Martins que nos convida a conhecer, através de retratos, os pescadores indonésios que integram atualmente a comunidade piscatória daquele local. Inauguração no sábado, às 11h00.
A outra proposta levará a público a apreciar “Damascos, Veludos, Sedas e Cetins. A coleção têxteis da Venerável Ordem Terceira de São Francisco”. Esta exposição apresenta paramentaria religiosa, bandeiras processionais, vestes, mantos e exemplares do século XIX afetos à Procissão de Cinzas. Inauguração no sábado, às 15h00.
Saiba tudo aqui:
7ª edição do Festival de Blues Villa Sessions no Teatro Municipal
Até domingo, o Teatro Municipal de Vila do Conde recebe a 7ª edição do Villa Sessions – Festival de Blues que, este ano, apresenta Baba Sissoko & Mediterranean Blues, Dom Martin, Hoodoo Doctor & The Kazoompet Machine, Gráinne Duffy, Muddy What?, Fede Aguado & Danny Del Toro e Little Hands Blues Band.
O projeto Blues at School e o concurso Villa Sessions Guitar Riff Contest serão outros dos motivos de interesse.
Este Festival é uma organização da Associação Dream Sessions e conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde.
Bilhetes à venda na bilheteira do Teatro Municipal de Vila do Conde ou na bilheteira online
Programação aqui
"Nelayan: Vontade em Trânsito": exposição de fotografia no Mercado das Caxinas retrata pescadores indonésios
No próximo sábado, às 11h, o fotojornalista Eduardo Martins inaugura no Mercado Municipal das Caxinas a exposição de fotografia "Nelayan: Vontade em Trânsito", que retrata a vida de cerca de meio milhar de pescadores indonésios que integram a comunidade piscatória daquele local.
Nesta exposição, o autor apresenta um olhar contemporâneo sobre a paisagem humana das Caxinas, em Vila do Conde, onde está instalada a comunidade piscatória com maior expressão em Portugal. Visa, assim, contribuir para uma atualização dos documentos visuais do lugar e dos novos “atores” que o habitam, os pescadores indonésios, enquadrando-os naquilo que é um fenómeno transnacional.
Segundo o fotojornalista Eduardo Martins, a exposição conta com fotografias dos pescadores indonésios no seu ambiente de trabalho, mas também das suas vivências em momentos de lazer. "Vai ser uma exposição centrada em retratos. O retrato é por excelência uma fotografia mais pessoal e a ideia é fazer com que as pessoas os conheçam enquanto cidadãos daquela comunidade."
Esta exposição encontra-se também patente ao público no Porto, no Mira Forum, instalando-se a partir de sábado no Mercado das Caxinas, em Vila do Conde, com o apoio da Câmara Municipal e da Bind'Ó Peixe - Associação Cultural. Pode ser visitada até 25 de março, de segunda a sábado das 7h00 às 19h00.
Coleção de Têxteis da Ordem Terceira de São Francisco no Centro de Memória
Integrada nas comemorações dos 500 anos da fundação do Convento de Nossa Senhora da Encarnação, é inaugurada este sábado, no Centro de Memória de Vila do Conde, a exposição “Damascos, Veludos, Sedas e Cetins. A coleção têxteis da Venerável Ordem Terceira de São Francisco”.
A exposição apresenta a coleção de têxteis da instituição que constitui um importante núcleo a considerar sobretudo pela sobrevivência de exemplares do século XIX afetos à Procissão de Cinzas. Paramentaria religiosa, bandeiras processionais, vestes e mantos para imagens atestam a importância dos têxteis na prática religiosa.
Horário: De terça a sexta-feira das 10h00 às 18h00, sábado e domingo das 10h00 às 13h e das 14h30 às 18h00. Último acesso: 17h15
Ainda no âmbito das Comemorações será também lançado o livro “500 Anos da Fundação do Convento de Nossa Senhora da Encarnação”.
Pavilhão de Desportos recebe Campeonato Territorial de Duplo Mini Trampolim e Trampolim Individual e Sincronizado
Este sábado, das 08h30 às 19h00, decorre no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde o Campeonato Territorial de Duplo Mini Trampolim e Trampolim Individual e Sincronizado. Este evento conta com a presença de 150 ginastas em representação de 8 clubes.
Apoio: Câmara Municipal de Vila do Conde e Instituto Português do Desporto e Juventude
Cinema: "Os Jovens Amantes" | Domingo | Teatro Municipal | 16h e 21h30
Devido a uma situação perfeitamente fortuita, o caminho de Shauna (Fanny Ardant) volta a cruzar-se com o de Pierre (Melvil Poupaud), que há 15 anos foi médico da filha dela. Hoje, ela tem 70 anos e ele 45; ela é viúva e reformada, ele atravessa um momento difícil no casamento. A atracção entre eles é tão óbvia que depressa inventam motivos para novos encontros. Mas esta paixão vai esbarrar com a incompreensão e o preconceito dos outros, que teimam em ver apenas as diferenças entre eles e não o grande amor que os une.
Com argumento de Sólveig Anspach, Agnès de Sacy e Carine Tardieu, em colaboração com Raphaële Moussafir, este drama romântico é realizado por Carine Tardieu (“Só Para Ter a Certeza”, “Dentes de Leão”).
De Carine Tardieu, M/12, 114'
Com Florence Loiret Caille , Melvil Poupaud , Cécile de France , Fanny Ardant
Drama, 2021, Orig: Bel/Fra