-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Cinema, Teatro e Literatura são algumas das propostas deste fim de semana
Cinema, Teatro e Literatura são algumas das propostas deste fim de semana

A ANIMAR está de volta e vai celebrar um dos melhores anos de sempre do cinema de animação em Portugal. A 18ª edição propõe uma exposição, visitas guiadas e oficinas temáticas na 𝗦𝗼𝗹𝗮𝗿 – 𝗚𝗮𝗹𝗲𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗔𝗿𝘁𝗲 𝗖𝗶𝗻𝗲𝗺á𝘁𝗶𝗰𝗮 e terá como ponto de partida o filme 𝘖𝘴 𝘋𝘦𝘮ó𝘯𝘪𝘰𝘴 𝘥𝘰 𝘔𝘦𝘶 𝘈𝘷ô a ser exibido no domingo, às 16h00, no Teatro Municipal.
O Teatro de Marionetas é outra das propostas para este fim de semana. Assista a “Eu quero a lua” no Espaço Alfacena, sábado às 19h ou domingo às 16h. Junte a família e venha descobrir “uma história simples sobre coisas complicadas”, contada pela Companhia Partículas Elementares.
“Arrumado” de Emily Gravett é outra das histórias deste fim de semana para ouvir na Biblioteca Municipal no sábado, à 16h. Uma mensagem valiosa sobre a importância de cuidar do meio ambiente, levando-nos a descobrir questões ecológicas relevantes como o papel das árvores.
Saiba tudo aqui
ANIMAR celebra um dos melhores anos de sempre do cinema de animação em Portugal
A 18.ª edição da ANIMAR propõe um programa centrado no cinema de animação, que passa por uma exposição, visitas guiadas e oficinas temáticas na Solar – Galeria de Arte Cinemática, atividades que se estendem a sessões de cinema no Teatro Municipal de Vila do Conde, no Auditório Municipal de Vila do Conde e nas escolas.
Este ano, tendo como ponto de partida os filmes Os Demónios do Meu Avô, de Nuno Beato; O Casaco Rosa, de Mónica Santos; Garrano, de Vasco Sá e David Doutel; Sopa Fria, de Marta Monteiro; Nayola, de José Miguel Ribeiro; e Slow Light, de Katarzyna Kijek, Przemysław Adamski; a ANIMAR 18 abre as portas a uma exposição que realça e apoia a divulgação dos filmes que, no seu conjunto, são já considerados o melhor ano do cinema de animação português de sempre, quer na presença em festivais ou em prémios conquistados, quer na histórica nomeação para os Óscares de uma curta de animação portuguesa.
Os Demónios do Meu Avô, em ante-estreia, e Nayola são os filmes exibidos no Teatro Municipal de Vila do Conde, nas sessões de abertura e encerramento da ANIMAR, a 4 de março e 4 de junho, respetivamente.
Teatro de Marionetas "Eu Quero a Lua!"
No próximo sábado, às 19h e domingo, às 16h00, no Espaço AlfaCena, a Companhia Partículas Elementares apresenta o espetáculo de teatro “Eu Quero a Lua!”, um espetáculo de marionetas que conta “uma história simples sobre coisas complicadas”.
Informações e reservas: fatimalafontana@gmail.com | 938 147 552
Contos ao Sábado apresenta "Arrumado"
A Biblioteca Municipal José Régio, no âmbito da atividade “Contos ao Sábado”, apresenta a história "Arrumado", de Emily Gravett. “O Pedro gosta de ter tudo arrumado e organizado e era um fã das limpezas. Arrumava as flores, e as que eram diferentes, cortava-as logo, com a sua tesoura de dentes.” Este livro, apresenta uma mensagem valiosa sobre a importância de cuidar do meio ambiente, levando-nos a descobrir questões ecológicas relevantes, como o papel das árvores.
Entrada livre, mas com inscrição prévia e obrigatória que pode ser feita no balcão da Biblioteca, pelo telefone 252240040 ou através do email biblioteca@cm-viladoconde.pt
Contamos convosco!
Até domingo ainda pode visitar a exposição “Representações socais e do trabalho na obra de Julio” patente na Galeria Julio | Centro de Memória de Vila do Conde.
Para quem ainda não teve oportunidade de visitar a mostra, poderá fazê-lo até ao próximo domingo, dia 5 de março.
A exposição conta com 84 desenhos, sobretudo dos anos 30 e 40, e 6 óleos de finais dos anos 20 e anos 30, fortemente representativos da obra expressionista do artista, onde a crítica social está bem patente, de resto em linha com o expressionismo europeu, procurando, de alguma forma, dar a conhecer as suas vertentes talvez menos conhecidas e, decerto, menos compreendidas, por todos quantos se interessam pela arte portuguesa. Representações de pobres, soldados, vítimas da doença, do alcoolismo, do vício, da fome, banqueiros, crianças, mulheres, num quadro bem narrativo do Portugal de então, dão conta do compromisso da obra de Julio com a denúncia política e social, assumindo a tarefa de descrever, através de imagens densas ou até violentas, a forma destruída e a trágica em que mergulhara a sociedade europeia nesses anos.
De terça a domingo, das 10h às 18h (sábados e domingos encerra das 13h às 14h30).
Cinema: "A Noiva " | Domingo | 16h e 21h30 | Teatro Municipal de Vila do Conde
Começou por ser um projeto de documentário sobre o Iraque, país que os americanos abandonaram, das suas hipóteses de democracia. Mas Mossul viria a cair nas mãos do Daesh e, quando o Iraque voltou às mãos iraquianas, Tréfaut tinha a sua atenção direcionada para outros horizontes: o destino das raparigas de 16, 17 anos que se tinham entregado como noivas ao Daesh. O resultado das suas pesquisas é agora uma ficção, rodada no Curdistão iraquiano em tempo de pandemia e conta a história de Bárbara (interpretada por Joana Bernardo), de 20 anos, que vive num campo de prisioneiros com dois filhos e espera um terceiro. É viúva e aguarda julgamento pelos tribunais iraquianos.
De Sérgio Tréfaut, 80', M/12, Drama
Com Saman Mustefa , Lola Dueñas , Joana Bernardo , Hugo Bentes , Hussein Hassan Ali