-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Vila do Conde integra a Rede Nacional do Património Cultural Imaterial
Vila do Conde integra a Rede Nacional do Património Cultural Imaterial
A Câmara Municipal de Vila do Conde integra, desde o dia 3 de abril, o grupo de membros fundadores da Rede Nacional do Património Cultural Imaterial implementada pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) e que conta com 17 membros.
O anúncio aconteceu no âmbito do Encontro Portugal Imaterial: Convenção UNESCO 2003-2023 que decorreu em Évora.
Os membros convidados e já efetivos desta Rede são representantes de entidades proponentes de manifestações inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (PCI), das Direções Regionais de Cultura e de entidades acreditadas pela UNESCO que desenvolvem trabalho em torno deste património. Desta forma, para além das Técnicas de Construção e Reparação Naval em madeira que já se encontram registadas no inventário nacional do PCI, Vila do Conde garante os requisitos para a identificação de outras manifestações culturais imateriais que se considerem relevantes e identitárias do seu território.
Segundo um comunicado da DGPC, "O grande objetivo desta rede é funcionar como uma plataforma informal de partilha de conhecimento, experiências e boas práticas, visando a salvaguarda do PCI”, e é "uma oportunidade para o desenvolvimento de metodologias de trabalho e de outras formas de cooperação em torno de um objetivo comum: a qualidade de vida das pessoas pela via do PCI", afirma a DGPC, em comunicado.
Entre os 17 membros, encontram-se, entre outras, a Associação Grupo Caretos de Podence, as câmaras municipais de Braga, Salvaterra de Magos, Tavira, Vila do Conde, a Fundação Inatel ou o Museu Nacional de Etnologia.