-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Câmara de Vila do Conde vai promover a “Semana do Pescador”
Câmara de Vila do Conde vai promover a “Semana do Pescador”

Vila do Conde tem a maior comunidade piscatória do País e, por isso, a Câmara Municipal vai organizar, com a colaboração de vários agentes ligados ao setor das pescas (empresarial, associativo, ensino e investigação, cultural e autarquias locais), a Semana do Pescador de 26 a 31 de maio, Dia Nacional do Pescador.
O anúncio foi feito, hoje, em conferência de imprensa pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, que referiu que o objetivo é “homenagear o Pescador enquanto homem, profissional e figura incontornável da nossa comunidade, assinalando a importância do setor piscatório no nosso concelho”.
Vítor Costa explicou ainda que este grande evento anual tem também como propósito “demonstrar a importância da atividade das pescas na economia local e o impacto que tem no tecido social vilacondense, muito particularmente nas comunidades mais tradicionais como Caxinas, Poça da Barca e Vila Chã”. Para isso conta com um conjunto de entidades que irão colaborar, reconhecendo esse "valioso contributo para que a Semana do Pescador tenha a projeção nacional que merece".
O Município vai contar com a colaboração das seguintes entidades na concretização desta iniciativa:
- Apropescas;
- Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde;
- Associação Cultural Bind'ó Peixe;
- Associação de Apoio aos Profissionais de Pesca;
- Associação de Armadores de Pesca do Norte;
- Associação dos Produtores de Pesca do Litoral Norte;
- Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar;
- Associação Vila Chã Pesca;
- Capitania dos Portos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim;
- DOCAPESCAS;
- Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Porto;
- Junta de Freguesia de Vila Chã;
- Junta de Freguesia de Vila do Conde;
- Mútua dos Pescadores.
O Presidente da Câmara revelou ainda que o “maior destaque do programa é a Mostra Gastronómica, a ter lugar nas Caxinas numa tenda que será instalada para o efeito”. Neste local, os visitantes poderão encontrar espaços para restaurantes, conserveiras e outras empresas do setor alimentar das pescas, sendo que os interessados em participar devem proceder à sua inscrição na Loja Interativa de Turismo de Vila do Conde. Serão ainda realizadas sessões de showcooking / demonstrações gastronómicas e espetáculos de folclore alusivos à atividade piscatória.
Do programa da Semana do Pescador destacam-se ainda tertúlias e exposição no Mercado das Caxinas, workshops, oficinas de saberes, animação de rua, ações nas escolas, visitas guiadas aos núcleos piscatórios, bota abaixo e uma recreação histórica da chegada de uma “Catraia”.
No dia 31 de maio, Dia Nacional do Pescador, terão lugar as habituais cerimónias religiosas, que se revestem de enorme simbolismo, na Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes e no Memorial aos Náufragos.
Brevemente será divulgado o programa detalhado da iniciativa.



