-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Alunos da ESHT participam em ação de controle de espécies invasoras
Alunos da ESHT participam em ação de controle de espécies invasoras

A Câmara Municipal de Vila do Conde dinamizou, hoje, no Parque Atlântico, uma ação de controle da espécie invasora denominada de Chorão-das-Praias, através da remoção física, contando com a colaboração de um grupo de alunos do curso CTESP de Animação Turística da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do IPP Porto.
A atividade enquadrou-se na Unidade Curricular de Animação Turística e Cultural, onde são abordadas questões como a Sustentabilidade e a Preservação do Património, e tratou-se de uma ação do Município com vista à preservação ambiental em espaços de domínio público e participação de voluntários.
Atualmente, o Chorão-das-Praias constituiu uma das maiores ameaças ao bem-estar ambiental e económico do planeta, com diversos impactos negativos, designadamente na saúde pública e no equilíbrio dos ecossistemas, por se reproduzirem de forma autónoma e descontrolada.
Também conhecido por figo-da-rocha, chorão ou bálsamo, é classificado em Portugal como espécie invasora. Como impactos causados, de referir a formação de extensos tapetes impenetráveis que impedem o desenvolvimento da vegetação nativa em muitas áreas dunares, a acidificação do solo, facilitando o seu próprio desenvolvimento e os custos elevados na aplicação de medidas de controlo.