-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Dia Internacional dos Museus assinalado em Vila do Conde
Dia Internacional dos Museus assinalado em Vila do Conde

18 de Maio – Dia Internacional dos Museus
Hoje, às 21h30, no Jardim do Museu das Rendas de Bilros, assinalámos esta data com um concerto do Linus Trio, constituído por Catarina Malcata Rebelo (harpista), Maria Almeida (violetista) e Marta Vilaça (flautista).
A Câmara Municipal de Vila do Conde preparou um programa para comemorar o Dia Internacional dos Museus que se estende até ao dia 21 de maio com um conjunto de atividades nos vários núcleos museológicos da cidade.
Este ano, o International Council of Museums (ICOM) definiu como tema "Museus, Sustentabilidade e Bem-estar" e como tal o programa inclui oficinas, palestras, exposição, jogos e caminhada sobre temáticas como a sustentabilidade, o uso do plástico, o lixo marinho, a reciclagem, a economia circular e a cosmética natural.
Entrada livre com inscrição obrigatória nas oficinas através do e-mail museus@cm-viladoconde.pt
Confira aqui todas as propostas.
PROGRAMA
Dia 18 de maio
- 10h00 I Largo da Alfândega
Caminhada Monstruosa – Projeto Monstro Lixo – Escola Profissional de Vila do Conde
40 alunas vestindo máscaras e figurinos feitos com recurso a resíduos plásticos farão uma caminhada da EPVC até a Nau Quinhentista, de onde partirão para percorrer algumas das ruas do centro urbano, chamando a atenção sobre o plástico que é descartado de forma irregular e que acaba por chegar aos oceanos, prejudicando flora e fauna marinha. As máscaras foram confecionadas pelas alunas e aluno do curso Animador Sociocultural (1º e 2º anos) com resíduos plásticos coletados.
- 10h00 às 17h00 I Largo da Alfândega
Jogo “MONSTRO LIXO - Por oceanos sem plástico” – apresentação ao público de um Jogo de grande formato onde crianças e jovens serão convidadas a percorrer e a descobrir o caminho correto da reciclagem dos resíduos, depositando o “lixo” nos contentores monstros ao redor do percurso e de uma performance com mascarados baseados em monstros da cartografia náutica do séc. XVI que aterrorizaram viajantes e marinheiros por gerações.
É o lixo tomando forma para conscientizar adultos e crianças sobre a importância da redução do consumo e da reciclagem dos resíduos para a preservação dos oceanos e do futuro do planeta.
- 10h30 I Alfândega Régia -Museu de Construção Naval
Oficina Arte Vila Mar – Os barquinhos e as pequenas casas pitorescas são a beleza da Vila Mar. Atelier que explora o lixo marinho com ênfase nas madeiras, promovido pelo Projeto Mar de Experiências
Público-Alvo: sénior | Inscrição máxima de 25 participantes I participação gratuita sujeita a inscrição obrigatória: museus@cm-viladoconde.pt
- 15h00 I Alfândega Régia -Museu de Construção Naval
Palestra - ‘Monstro Lixo – Por um mundo sustentável – Apresentação do projeto Monstro Lixo pelo professor Amauri Aves. O Projeto Monstro Lixo resulta de uma parceria da Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde (ACIVC), da Escola Profissional de Vila do Conde (EPVC) e da Câmara Municipal de Vila do Conde (CMVC). Em fevereiro último, a Escola Profissional de Vila do Conde recebeu o Prémio “Junta-te ao Gervásio”, classificando-se em 2º lugar na categoria Entidade de Proximidade. O prémio é uma iniciativa da Sociedade Ponto Verde, com o objetivo de destacar e premiar projetos desenvolvidos e implementados na área da reciclagem de embalagens e economia circular em Portugal.
- 21h30 I Jardim do Museu das Rendas de Bilros
Concerto do Linus Trio
"Simbiose Sonora"
Intérpretes:
- Marta Vilaça, flauta transversal
- Maria Almeida, viola d'arco
- Catarina Malcata Rebelo, harpa
(Entrada livre)
Dia 19 de maio
- 15h00 I Alfândega Régia -Museu de Construção Naval
Palestra “Mar de Experiências” - apresentação do projeto da autoria de Teresa Azevedo e Bruno Costa. Mar de experiências é uma iniciativa que visa a divulgação e valorização da cultura costeira, usando como guia Vila Chã, uma freguesia com tradição na pesca tradicional. Inspirados na definição de Maria Baptista em que “cultura costeira é viver num limite entre a maré e o seu impacto, e ficar", procuram ter um olhar amplo e reflexivo sobre esta forma de vida e o seu impacto social, que passa pela economia, cultura, ecologia, lazer, turismo, internacionalização… fazendo-o com base numa observação territorializada onde são analisados, divulgados e valorizados aspetos comuns e distintivos de outros locais costeiros.
Procuram chegar ao público em geral, apostando sobretudo no público infanto-juvenil, pois são potenciais agentes de transformação e desenvolvimento.
- 10h00 – 12h00 I 14h00 – 15h00 Centro de Memória - Núcleo Central do Museu de Vila do Conde
Oficina - Eco-sementeiras – Reutilizar é o mote desta oficina. Nesta atividade é proposta aos participantes que semeiem as suas próprias ervas aromáticas em vasos alternativos, reutilizando copos plásticos de iogurte, focando a sustentabilidade na reutilização de materiais. Será explicada a forma de semear e cuidar, abordando o crescimento e desenvolvimento das plantas. No final, levarão consigo a sementeira que poderão cuidar e observar a sua evolução.
Oficina promovida pela empresa Catavento – projetos educativos direcionados para as Escolas do 1º ciclo.
Público-Alvo: alunos do 1º ciclo I participação gratuita sujeita a inscrição obrigatória: museus@cm-viladoconde.pt
Dia 20 de maio
- 17h00 I Centro de Memória - Núcleo Central do Museu de Vila do Conde (átrio coberto)
Inauguração da exposição “O Vale do Silício”. O artista plástico Miguel Arthuro apresenta uma visão de um mundo pós-apocalíptico onde as máquinas ganham contornos de seres vivos. Uma relação simbiótica com um mundo em mudança causado pela humanidade extinta. Nesse universo, a natureza perdeu sua aparência natural e deu lugar a seres artificiais. Ainda há uma natureza reconhecível, mas por quanto tempo?
Recorre a equipamentos eletrônicos danificados e restos de elementos naturais coletados da própria natureza para recriar esse lugar chamado “O Vale do Silício”.
É uma crítica ao mundo moderno que envolve a questão filosófica “para onde vamos?”. Sabemos que os equipamentos e componentes eletrônicos presentes na modernidade são extremamente prejudiciais ao meio ambiente e sua reciclagem deve ser 100%, porém, e principalmente nos países em desenvolvimento esse percentual é próximo de zero, o que torna o descarte desse tipo de material uma realidade perigo para a natureza. E se a natureza evoluísse para incorporar esses materiais artificiais, desenvolvendo uma nova vida. Uma vida de silicone.
https://miguelarthuro.com/sculptures/
Dia 21 de maio
- 16h00 I Núcleo Central do Museu de Vila do Conde- Centro de Memória
Oficina de Cosmética Natural (Bio) & Sustentável
A beleza natural traz simplicidade, autonomia e sustentabilidade ao nosso dia-a-dia.
Os participantes desta oficina, aprenderão a fazer algumas receitas de cosmética natural com ingredientes biológicos.
Cada participante levará consigo para casa os produtos realizados.
Para escolhermos bem, aprenderemos a ler rótulos e a reconhecer certificações.
Ao fazermos escolhas mais conscientes em relação à composição, à origem das matérias-primas e aos processos de fabricação, estamos a promover uma vida mais equilibrada, para nós e para todos os envolvidos.
Várias dicas preciosas serão abordadas, para uma beleza natural simples, mais consciente e amiga do meio ambiente, tendo em conta a sustentabilidade e a qualidade dos ingredientes utilizados.
*Oficina criada e promovida por Patrícia Azevedo, professora/palestrante, formada em medicina natural, cosmética herbal e aromoterapia. Criadora de projetos ligados à sustentabilidade/economia circular: o Partilha Circular e o Segunda Circular. Sabe mais em: @patriciamaiaazevedo ou pelo email: patriciamaiaazevedo@gmail.com
Público-Alvo: Jovem - maiores de 16 anos I Inscrição máxima de 20 participantes I participação gratuita sujeita a inscrição obrigatória: museus@cm-viladoconde.pt