-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Nuno Ferrand de Almeida, biólogo vilacondense condecorado pela embaixada de França.
Nuno Ferrand de Almeida, biólogo vilacondense condecorado pela embaixada de França.

A Vice-Presidente da Câmara Municipal, Sara Lobão, marcou presença, em representação do município, na condecoração de Nuno Ferrand de Almeida pela embaixada de França. Nuno Ferrand de Almeida, é director do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (Cibio-InBio) da Universidade do Porto, foi condecorado esta sexta-feira à tarde na embaixada de França em Portugal. Recebeu em Lisboa as insígnias de cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra de França.
Uma condecoração resultante de dezenas de anos de colaboração com França e a mais alta condecoração atribuída pelo estado francês e reservada a militares ou civis que se destaquem pelos seus méritos excecionais adquiridos ao serviço da nação. Resulta de uma longa ligação que Nuno Ferrand de Almeida tem mantido com instituições francesas, nomeadamente através do CIBIO, organismo que dirige há mais de duas décadas e um dos mais reconhecidos centros de investigação europeus no domínio da biodiversidade.
Para esse crescimento contribuiu a colaboração intensa com a Universidade de Montpellier, considerada uma das melhores universidades do mundo na área da ecologia e evolução, nos campos da biodiversidade e biologia evolutiva.
O biólogo que se tem dedicado a investigar a biologia evolutiva e a diversidade genética de populações naturais e domesticadas é professor catedrático do Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Nuno Ferrand foi diretor do Museu de História Natural da Universidade doPorto entre 2010 e 2015.
Em 2015, fundou o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto do qual faz parte a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, inaugurada em junho de 2017, em parceria com a Agência Ciência Viva.
É também da sua autoria a série “As Novas Viagens Philosophicas”, exibida pela RTP 1 em 2021 e que mostra a investigação realizada pelo CIBIO em diferentes continentes. Lançou também a editora Arte e Ciência, destinada a publicar os melhores livros de divulgação de ciência em Portugal.
Em 2022, Nuno Ferrand foi distinguido com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro Atribuída pela Câmara Municipal do Porto. Nesse mesmo ano, foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva 2022, pela sua ação notável na promoção da cultura científica enquanto professor, investigador e divulgador nas áreas da Biodiversidade e da Biologia Evolutiva.

