-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Cerimónia de Hastear da Bandeira Azul, Qualidade Ouro e Praia Acessível
Cerimónia de Hastear da Bandeira Azul, Qualidade Ouro e Praia Acessível

O Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, participou na cerimónia do hastear das bandeiras, juntamente com a Vice-Presidente, Sara Lobão, o Comandante da Capitania de Vila do Conde, Capitão de fragata Bruno Ferreira Teles, o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, Presidente da Associação dos Concessionário de Praia, D. Emília Benta e representantes dos Delfins e Golfinhos, na Praia do Turismo.
Na cerimónia foram hasteadas três bandeiras, a bandeira azul, atribuída a todas as zonas balneares do Concelho, a bandeira acessível, atribuída às praias do Turismo, da Sr.ª da Guia, Praia de Mindelo, Praia de S.Paio/Moreiró e Labruge e a bandeira Qualidade de Ouro atribuída à Frente Urbana Norte, Frente Urbana Sul, Mindelo e Labruge.
1. Bandeira Azul:
Para que as praias de Vila do Conde tivessem a possibilidade de ostentar um símbolo de qualidade ambiental, internacionalmente reconhecido, o Município candidatou as zonas balneares de Vila do Conde, nomeadamente a Frente Urbana Norte, Frente Urbana Sul, Árvore, Mindelo, Vila Chã e Labruge, ao galardão Bandeira Azul 2023
Trata-se de um galardão, atribuído anualmente, a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao mesmo e que cumpram um conjunto de critérios relativos a Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.
2. Bandeira Praia Acessível:
Pretende-se que as praias de Vila do Conde, identificadas como águas balneares,
passem a assegurar condições de acessibilidade e de serviços que viabilizem a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto, independência e a maior autonomia possível, por todas as pessoas que as desejem visitar, independentemente da sua idade e de possíveis dificuldades de locomoção ou outras incapacidades que, transitória ou permanentemente, condicionem a sua mobilidade.
O esforço do Município é que esse galardão, que torna ainda mais reconhecidas e atrativas as nossas praias, seja hasteado, este ano, nas praias dos Barcos, do Turismo, da Sr.ª da Guia, de Mindelo, de São Paio/Moreiró e de Labruge.
3. Bandeira Qualidade Ouro:
Foram distinguidas com a bandeira Qualidade de Ouro, pela ONG Quercus, as águas balneares da Frente Urbana Norte, Frente Urbana Sul, Mindelo, Labruge
A atribuição do galardão de “Praia com Qualidade de Ouro” obriga a que a qualidade da água tenha sido excelente nas cinco épocas balneares anteriores à última (neste caso, entre 2017 e 2021), assim como não tenha havido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia, na última época balnear (2022), entre outros fatores. Relativamente ao ano transato, pelos critérios anteriormente mencionados, não foram distinguidas as zonas balneares de Árvore e Vila Chã, mas “entrou” Mindelo.






