-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Sugestões de 29 de setembro a 1 de outubro
Sugestões de 29 de setembro a 1 de outubro

Sexta-feira com... Luís Portela
A Biblioteca Municipal José Régio recebe, no âmbito do evento 'Sexta-feira com...', o Dr. Luís Portela, Presidente da Fundação Bial.
A sessão irá realizar-se no dia 29 de setembro, pelas 21h30, e abordará a temática “A ciência e a espiritualidade”, contando com a participação do jornalista Mário Augusto Pereira.
Luís Portela, Presidente da Fundação Bial, é licenciado em Medicina, exerceu atividade clínica e foi docente universitário, optando depois por se dedicar à BIAL, de que foi CEO (1979 - 2011) e chairman (2011 - 2021).
O seu prazer pela leitura e pela reflexão levou-o à escrita, tendo-o feito com caráter regular em alguns órgãos de comunicação social.
Publicou dez livros, alguns ainda disponíveis nas livrarias.
Acesso gratuito, mediante inscrição prévia.
Dia do Parque
Data: 30 de setembro
Horário: Das 9h30 às 12h30
Junte-se a nós para uma manhã repleta de desporto e diversão no Parque de Jogos de Vila do Conde!
Desde futebol, basquetebol até ginástica com trampolins ou acrobática, passado pela canoagem e remo, são mais de uma dezena de opções para se divertir e ficar a conhecer melhor as modalidades.
Esta é uma parceria entre a Câmara Municipal e os clubes de Vila do Conde.
Marque já na sua agenda!
Exposição Isabel Lhano
Inaugura no próximo sábado, 30 de setembro, pelas 16h30, no Centro de Memória de Vila do Conde, a exposição antológica de pintura e desenho de Isabel Lhano “Império da Beleza” que celebra a vida e obra da artista: 70 anos de existência, 50 anos de percurso artístico e 40 anos de exposições individuais.
Esta é a primeira de cinco mostras a ser inauguradas em Vila do Conde e na Póvoa de Varzim, já que os dois municípios se associaram para a celebração. Nesta exibição, que estará patente até 26 de novembro, a artista apresenta os seus trabalhos mais recentes, na sua maioria expostos pela primeira vez, bem como alguns dos trabalhos que estiveram presentes nas suas primeiras exposições individuais. São mais de 40 obras, dispersas por 3 espaços expositivos.
O evento contará ainda com o espetáculo de música e poesia “Eu fui silêncio”, com Ana Deus e Marta Abreu, por volta das 18h.
Isabel Lhano tem deixado uma forte marca no mundo da arte, com uma produção artística intensa e profícua, abrangendo pintura e desenho, e atravessando várias fases criativas. As suas obras integram importantes coleções públicas e privadas em Portugal e além-fronteiras, e participou em inúmeras exposições individuais e coletivas, tanto a nível nacional quanto internacional.
A entrada é livre no dia da inauguração.
Contamos com a sua presença.
Circular
Circular Festival de Artes Performativas
19.ª edição
22—30 de Setembro de 2023
Vila do Conde
. . . . .
NO SEGUNDO MOMENTO DO CIRCULAR HÁ AINDA ESPAÇO PARA UMA ESTREIA ABSOLUTA
O segundo fim-de-semana do Circular reserva-nos algumas surpresas: a estreia absoluta da peça de teatro do actor e encenador Vinicius Massucato; espectáculo de dança Diálogos, do coreógrafo Henrique Furtado Vieira, num registo humorístico e nonsense; um concerto da Sonoscopia, com contornos experimentais de harpa, flauta, percussão e electrónica; e ainda o lançamento de 2 publicações – Sódio, da artista Sónia Baptista, revelando momentos do seu próximo espectáculo, e uma nova edição do Jornal Coreia, com uma performance de Luísa Saraiva inspirada em cantares tradicionais com temáticas sobre violência contras as mulheres.
O segundo fim-de-semana da 19.ª edição do Circular Festival de Artes Performativas – dias 29 e 30 de setembro, em Vila do Conde – traz-nos a estreia absoluta da peça de teatro A Vertigem da Razão, o primeiro trabalho do actor e encenador Vinicius Massucato (BR/PT). O artista apoia-se em referências filosóficas e cinematográficas, como Michel Foucault ou Pasolini, para dar corpo a este primeiro capítulo de uma Trilogia do Poder. Tem lugar na sexta-feira, 29 de setembro, às 21 horas, no Auditório Municipal, com tradução em Língua Gestual Portuguesa.
Às 22h30 decorre o lançamento do livro de poesia Sódio, da artista Sónia Baptista, com leituras e uma conversa com a autora e o editor, João Pedro Azul, o criador da Flan de tal e da colecção Elementário. Revelará fragmentos da bagagem emocional de Sónia Baptista, a base do seu próximo espectáculo Sweat Sweat Sweat, apresentado no Circular no próximo ano.
No sábado, a tarde é marcada por um segundo lançamento, pelas 18 horas, na Capela do Socorro: o Jornal Coreia, co-produzido pela Circular com a Associação Parasita, um pensamento sobre as artes em geral, com particular foco na dança. A apresentação será feita pelo coreógrafo João dos Santos Martins, com uma performance da coreógrafa Luísa Saraiva, designada Claralinda, Juliana, Inês, Irene, Isabel, inspirada em cantares tradicionais do norte de Portugal e Galiza com temáticas sobre violência contras as mulheres.
O festival termina na noite de sábado, 30 de setembro, com um programa duplo. O espectáculo de dança Diálogos, do coreógrafo Henrique Furtado Vieira – que tem acompanhado nomes como Vera Mantero, Boris Charmatz ou Tino Sehgal –, que aborda as trivialidades tragicómicas do quotidiano e os seus absurdos, num registo humorístico e nonsense. Segue-se o concerto Phonospermia, pela associação Sonoscopia, com contornos experimentais para harpa, flauta, percussão e electrónica, explorando o som enquanto matéria agregadora, com Clara Saleiro, Angélica Salvi, Gustavo Costa, Henrique Fernandes e Tiago Ângelo.
Nota ainda para a exposição La Casa de los Animales, da artista multidisciplinar Ana Elena Tejera, com obras originais, numa co-produção do Circular com a Solar – Galeria de Arte Cinemática, que pode ser visitada até 11 de novembro. A prática multidisciplinar da artista está ligada às particularidades geográficas do Panamá, o seu país de origem e a base conceptual da sua obra.
Informação prática: o festival conta com várias actividades de acesso gratuito, como os lançamentos de Sónia Baptista e do Jornal Coreia #9. O preço dos bilhetes combinados é de 5 euros, permitindo o acesso aos espectáculos de Henrique Furtado Vieira + Sonoscopia. O preço dos bilhetes únicos é de 5 euros para o espectáculo de Vinicius Massucato.
+info: circularfestival.com
Concerto Dia Internacional da Música
No próximo domingo, dia 1 de outubro, celebra-se o Dia Internacional da Música e, em Vila do Conde, essa data será assinalada com um evento musical especial a cargo da Orquestra e Coro de Santa Cecília de Vila do Conde, sob a direção do Maestro Luiz Filipe Marques.
O programa do concerto consistirá em dez canções profanas, com arranjos para Coro e Orquestra. Entre essas músicas, destacam-se composições portuguesas, incluindo a "Canção das Rendilheiras de Vila do Conde", duas canções com poemas de Florbela Espanca e duas canções populares, uma da Beira-Alta e outra do Alentejo. Além disso, o repertório incluirá um fado de Coimbra, um coro de ópera e muito mais. A variedade musical promete agradar a diversos gostos e oferecer uma experiência única. Já o local escolhido, o Largo do Carmo, é conhecido pela sua beleza e história, mas também pela excelente acústica natural, não sendo necessário recurso a amplificação sonora.
O Maestro Luiz Filipe Marques, natural da Póvoa de Varzim, é um músico com uma sólida formação em música e canto. Já colaborou com maestros de renome e participou em apresentações em locais de prestígio, como o Teatro Nacional de São Carlos e a Fundação Calouste Gulbenkian. Além de dirigir o Coro de Santa Cecília de Vila do Conde, também está à frente do Orfeão de Oliveira do Douro e do Coro da Universidade Sénior do Rotary Club da Póvoa de Varzim.
O Coro de Santa Cecília de Vila do Conde, fundado há 11 anos, é um grupo coral amador com uma versatilidade musical impressionante. Sob a direção do Maestro Luiz Filipe Marques, o coro tem explorado repertórios que abrangem diferentes períodos e estilos, incluindo música sacra polifônica de matriz romana.
Este concerto, no Largo do Carmo, promete ser uma tarde musical agradável e única, tanto para os artistas quanto para o público vilacondense. As combinações de um local encantador, com um programa musical diversificado, garantem uma experiência memorável para todos os presentes.
Não perca esta celebração especial do Dia Internacional da Música, no coração de Vila do Conde!