-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Projeto 'Escola da Gotinha' lançado no Centro de Ciência Viva de Vila do Conde
Projeto 'Escola da Gotinha' lançado no Centro de Ciência Viva de Vila do Conde
Arrancou, hoje, o projeto “Escola da Gotinha” no Centro de Ciência Viva de Vila do Conde (CCVCV), um programa inovador de promoção da literacia científica destinado às crianças em idade pré-escolar. Este projeto surge de uma parceria entre o CCVCV, a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, a Câmara Municipal de Vila do Conde e todos os Agrupamentos de Escolas do município.
O Presidente da Câmara de Vila do Conde, Vítor Costa, acompanhado da Vereadora da Educação, Carla Peixoto, assinalaram, esta manhã, o lançamento do projeto que irá decorrer nos anos letivos de 2023/2024 e 2024/25.
Na sessão, foi inaugurada da sala e recebido o primeiro grupo de crianças, que iniciou hoje a participação no programa, com um momento para o descerramento da placa e o corte da fita pelo Presidente da Câmara Municipal, juntamente com duas crianças mais velhas a representar o grupo.
O programa irá beneficiar todas as crianças da educação pré-escolar (aproximadamente 1200 crianças) que frequentam estabelecimentos de ensino públicos no Concelho de Vila do Conde.
Como Funciona o Programa?
Cada grupo de crianças terá a oportunidade de ao longo de quatro dias numa semana participar na "Escola da Gotinha", trocando a sala de atividades habitual pelo CCVCV. Terão ainda a oportunidade de participa numa sessão de campo, que envolve um contato direto com a natureza e que ocorre no espaço exterior da Estação Aquícola do Rio Ave.
Cada grupo está sempre acompanhado pela educadora de infância titular e por uma assistente operacional. No CCVCV, a programação das atividades é implementada por uma educadora de infância, com o apoio de diversos membros da equipa, conforme as áreas temáticas a serem exploradas.
O projeto "Escola da Gotinha" tem como principais objetivos:
• Apoiar os estabelecimentos de educação formal na promoção do ensino experimental das ciências e no desenvolvimento da cultura científica e tecnológica para o exercício de uma cidadania plena.
• Promover o contato com espaços culturais de divulgação de ciência, tanto para as crianças como para a comunidade educativa em geral, fomentando a aproximação entre a ciência e a sociedade com o propósito de promover uma cidadania científica ativa.
• Contribuir para a literacia científica e a sustentabilidade ambiental, preparando as crianças desde tenra idade para compreenderem e enfrentarem os desafios científicos e ambientais do nosso tempo.
O Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, acredita que este projeto desempenha um papel fundamental na educação das crianças pequenas e no fortalecimento da relação entre a comunidade e a ciência.