-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Vila do Conde celebrou os 113 anos da Implantação da República
Vila do Conde celebrou os 113 anos da Implantação da República

Comemorou-se, esta manhã, o 113.º Aniversário da Implantação da República, numa homenagem a todos que, em 1910, contribuíram para a mudança do regime em Portugal.
A cerimónia oficial teve início na Praça Vasco da Gama com a revista ao Corpo Ativo dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde pelo Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, seguindo-se o Hastear da Bandeira ao som do Hino Nacional, interpretado pela soprano Liliana Nogueira.
Os atos prosseguiram no Salão Nobre dos Paços do Concelho com uma evocação poética a Guerra Junqueiro, o escritor e republicano que viveu em Vila do Conde, assinalando, desta forma, o centenário do seu falecimento com a leitura de extratos do poema Oração à luz. Após este momento, protagonizado por Isaque Ferreira, tomou a palavra o Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, que destacou a importância que atribui a esta histórica data, deixando a garantia que a Câmara Municipal continuará sempre a celebrá-la dando mais um contributo para a sua consolidação. Vítor Costa lembrou ainda que hoje enfrentamos o desafio de continuar a cumprir o 5 de outubro, "é o desafio da democracia, é também o desafio de encontrar soluções para os problemas que se colocam à humanidade, em geral, e ao nosso Concelho, em particular”.
Também no Salão Nobre dos Paços do Concelho interveio a Presidente da Assembleia Municipal, Ana Luísa Beirão, e os alunos do quadro de excelência 22/23 do ensino secundário das escolas de Vila do Conde, Gonçalo Barbosa de Sousa, Ariana Filipa Ferreira Barbosa e Hélder Silva.
A cerimónia terminou com a romagem de saudade ao cemitério do Monte do Mosteiro, onde foi depositada uma coroa de flores em memória de todos os Republicanos já falecidos.
















