-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Julio – Saúl Dias: encerramento das celebrações dos 120 anos do nascimento
Julio – Saúl Dias: encerramento das celebrações dos 120 anos do nascimento

A Câmara Municipal de Vila do Conde vai assinalar o encerramento das celebrações dos 120 anos do nascimento de Júlio Maria dos Reis Pereira, o artista plástico Julio e poeta, cujo pseudónimo era Saúl Dias, com um dia de programação cultural diversificada, no sentido de promover a vida e obra de um dos maiores nomes do Modernismo português.
Assim, no próximo dia 4 de novembro, a Galeria Julio, localizada no Centro de Memória de Vila do Conde, abrirá portas com oficinas lúdico-pedagógicas para crianças dos 3 aos 12 anos, às 11h e às 15h (mediante inscrição prévia). Pelas 11h, será possível visitar o projeto “Virart” de Marta Carrapa, aluna da licenciatura de Multimédia da ESMAD, que criou uma galeria virtual, com obras de Julio, através da utilização de óculos de realidade virtual. Às 11h30, poderemos acompanhar uma visita à exposição antológica de pintura e desenho de Julio, “Linha de Tempo”, orientada pelo Prof. Doutor Bernardo Pinto de Almeida.
De tarde, pelas 15h30, a Galeria Julio acolhe a conferência “Em torno de Julio, d’A presença e do modernismo em Portugal”, pelos Prof. Doutor Bernardo Pinto de Almeida e Prof. Doutor Francisco Cabral Martins, a que se seguirá um momento simbólico com a oferta de uma serigrafia da obra de Julio / Saúl Dias a cada uma das Escolas EB 2/3, Secundárias e Profissional de Vila do Conde, cedidas pela Sra. D. Emília Cela.
O dia comemorativo encerra com o espetáculo “Não receies a noite”, no Teatro Municipal de Vila do Conde, pelas 21h30 (acesso gratuito, limitado à lotação da sala), um espetáculo de poesia, música e fotografia, com Isaque Ferreira (voz), João Paulo Esteves da Silva (piano), Hugo Carvalhais (contrabaixo) e ensaio fotográfico de Nelson d’Aires.
Desde 2015, com a abertura da Galeria Julio /Saul Dias, a Câmara Municipal de Vila do Conde tem levado a cabo diversas iniciativas que se enquadram na sua missão maior de salvaguardar, conservar, divulgar e promover a obra do artista e poeta Julio / Saúl Dias. Recentemente a Galeria Julio / Saul Dias passou a integrar a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, da Direção-Geral das Artes / Ministério da Cultura, o que vem reconhecer a ação a que se propõe.
Nascido a 1 de novembro de 1902, em Vila do Conde, Julio /Saúl Dias foi um dos mais importantes nomes da cena artística portuguesa do século XX, estando representado nas mais relevantes coleções de arte públicas e particulares do nosso país. Grande parte da sua obra pode ver visitada na Galeria Julio, em Vila do Conde.