-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Certificação do Caminho Português de Santiago Central — Porto e Norte
Certificação do Caminho Português de Santiago Central — Porto e Norte
No dia 19 de dezembro foi publicado no diário da República a certificação do Caminho Português de Santiago Central — Porto e Norte.
Em Portugal, este itinerário, que se estende por de 177,8 km, atravessa 13 municípios, nomeadamente Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Santa Maria da Feira, Vila Nova de Gaia, Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Barcelos, Ponte de Lima, Paredes de Coura e Valença.
Procedente do concelho da Maia, em território de Vila do Conde este itinerário de peregrinação cruza a freguesia de Vilar do Pinheiro, a União de Freguesia de Vilar e Mosteiró, Modivas, Gião, União de Freguesias de Fornelo e Vairão, Macieira da Maia, União de Freguesias de Bagunte, Ferreiró, Outeiro Maior e Parada, Junqueira e União de Freguesias de Rio Mau e Arcos, interligando-se com o concelho da Póvoa de Varzim.
O seu traçado decalca itinerários que, em muitos casos, remontam à Romanização e que se assumiram como a espinha dorsal das vias de comunicação portuguesas da Idade Média, momento em que se iniciaram e se desenvolveram as peregrinações para Santiago de Compostela.
O Caminho Português de Santiago Central — Porto e Norte é o itinerário que, em Portugal e na atualidade, atrai maior número de peregrinos. Em 2022 este trajeto contabilizou um total de 93.195 utilizadores, ou 21,27% do total de peregrinos de Santiago de Compostela, um crescimento de 28,8% relativamente a 2019, ano anterior à pandemia de COVID19. Internacionalmente, os números do Caminho Português de Santiago Central — Porto e Norte só são suplantados pelo Caminho Francês. Os valores reportados para 2023 parecem indicar valores semelhantes aos de 2022.
A certificação do itinerário produz vários efeitos, nomeadamente por meio do reconhecimento do interesse público dos itinerários, do direito ao uso da marca «Caminho de Santiago Certificado», do acesso a financiamento destinado à salvaguarda e valorização do Caminho de Santiago, ou do acesso à divulgação e promoção nos canais de comunicação nacionais e internacionais tutelados pelas áreas do turismo e da cultura, designadamente em sítio na Internet a criar pelo Turismo de Portugal, relativamente ao Caminho de Santiago em Portugal.
Esta certificação segue-se ao esforço para certificar o Caminho Português de Santiago — Caminho da Costa, em 2022.
O envolvimento da Câmara Municipal de Vila do Conde na conclusão destas certificações demonstra o seu interesse no desenvolvimento e na preservação de um ativo cultural da maior relevância para a melhoria da coesão do nosso território.